Professores e alunos da UTFPR apresentam peça de teatro em inglês de quinta a sábado (24/05)

Imagem

Jaqueline Modesto (*)

Entre os dias 22, 23 e 24 de maio, a sede Centro da UTFPR – Câmpus Curitiba será espaço de um peça teatral falada em inglês intitulada “Spring Awakening”. O projeto de extensão que iniciou em 2012 com a professora americana Cynthia Martinez, de Louisville, quando fez parte da instituição como English Teacher Assistant pela Fulbright Association, neste ano preparou uma encenação com a participação de 11 pessoas.

Entre os envolvidos estão os professores Jeferson Barboza Torres e Regina Helena Urias Cabreira, ambos do Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas (Dalem), além de estudantes do ensino técnico integrado, graduação, especialização e comunidade externa.

A escolha do tema e obra da peça teatral foi a partir de diferentes textos a língua inglesa até a decisão de ser Spring Awakening.

Torres explica que a peça teve como base a obra homônima do dramaturgo alemão Frank Wedekind, em que o autor explora a questão do tempo que inicia com a infância em direção à juventude. “Fomos arrebatados pela atitude bela e crua a partir da qual cada personagem representa e canta – embalado por rock music – seu drama”, ressalta Torres.

A preparação dos atores tem sido realizada há mais de um semestre com uma carga diária de 9 horas por semana, que foi aumentando com a proximidade da apresentação. “Como estamos na reta final, além de nos encontrarmos de segunda a sexta, também dedicamos os nossos domingos aos ensaios e à preparação de elementos cênicos”, afirma.

Ele comenta que o grupo originalmente começou como um “Drama Club”, baseado no teatro épico e com objetivos como a discussão da cultura e de temas sociais relacionados à literatura de língua inglesa.

O texto da peça foi escrito em alemão, e como alguns estudos do teatro épico são alemães, os professores resolveram incluir de maneira sutil algumas falas de alemão que serão representadas pelos personagens.

Torres esclarece que outras apresentações poderão contemplar outros idiomas, além do inglês, com a participação de mais voluntários. “Com o crescimento do grupo e talvez com o envolvimento de professores de outras línguas, montemos futuramente espetáculos integralmente em espanhol, francês, alemão”, destaca.

 

Elenco

Alunos da UTFPR e participantes da comunidade externa envolvidos: Belisa Ventura, aluna do Técnico em Segurança do Trabalho (UTFPR), Bruna Dias, aluna de Letras Português-Inglês (UTFPR), Igor Padilha, aluno do Técnico em Segurança do Trabalho (UTFPR), Luiz Perotti, aluno de Engenharia Mecânica (UTFPR), Mariana Cristina Marino, egressa de Letras Português-Inglês (UTFPR), Tassia Setti, egressa de Letras Português-Inglês (UTFPR), Vitor Caldas, aluno do Técnico em Mecânica (UTFPR), Victor Gaete, aluno do Técnico em Administração da PUC-PR, Yuri Amaury, aluno de Letras Português-Inglês (UTFPR), Eduardo Dario, aluno de Design Gráfico (UTFPR), e Karina Loezer, do curso de Especialização em Cenografia (UTFPR).

 

Serviço

O espetáculo terá a duração de 60 minutos e ficará em exibição durante os dias 22, 23 e 24 de maio, sempre às 20h, no Auditório da UTFPR. A entrada é franca e a classificação indicativa é de 16 anos. Endereço: Rua Sete de Setembro, 3165, telefone: 3310-4545.

 

(*) Jornalista, aluna do CTCOM-UTFPR.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s