Estudante de Design da UTFPR propõe a campanha “Gentileza gera gentileza” para Curitiba

gentileza 4

 

Jaqueline Modesto (*)

A estudante de Design da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Isabela Koteski iniciou o projeto como um trabalho acadêmico para disciplina de História da Arte 2, ministrada pela professora Simone Landal do Departamento de Desenho Industrial (Dadin).

O objetivo do trabalho era fazer a relação de um artista contemporâneo, que fosse brasileiro, com uma música que refletisse a obra proposta pelos alunos. A escolha de Isabela foi o artista Profeta Gentileza, e após a definição do autor a estudante precisou pensar como seria o projeto e com isso várias ideias surgiram até decidir o que seria o trabalho acadêmico.

“Depois de pensar muito, veio um insight. Uma ideia louca de criar posters similares e iguais com mensagens no maior estilo Gentileza de ser, e colá-los pela cidade. Foi um pouco além nos meus pensamentos e passou a ser um projeto pessoal, que como consequência, traria o meu trabalho para faculdade”, destaca Isabela.

A iniciativa contou com uma ajuda de outro estudante universitário de design da Universidade Positivo Rafael Schorr, que aceitou participar como cinegrafista para registrar os momentos que os posters seriam colocados pelas ruas de Curitiba.

“Combinamos gravar depois do meu trabalho, numa quinta-feira (20/03/14). Passei a manhã do mesmo dia fazendo a própria cola que colaria os posters (uma mistura de polvilho doce e água fervida), compramos pincel, imprimi as imagens que iríamos colar”, conta Isabela.

As seguintes frases fizeram parte do projeto: “Gentileza gera gentileza, “felicidade gera felicidade”, “bom humor gera bom humor”, “gratidão gera gratidão” e ainda “kindness generates kindness” para estimular os estrangeiros que visitam a cidade a praticar a ação.

Os estudantes circularam pelas ruas centrais da cidade colando os pôsteres e gravando o momento. Os lugares pré definidos foram os que tivesse um grande fluxo de pessoas, que poderiam estar a trabalho ou a passeio. “A partir das 18h30 daquela quinta-feira, nós andamos por diversas partes da cidade com uma câmera, tripé e os materiais para colar o “lambe lambe” (maneira como essa arte é chamada). Colamos no centro, são francisco, no Batel e até na lixeira de um estabelecimento que adoramos (o “Pizza” na Vicente Machado). Queríamos colar em lugares que existisse grande fluxo de pessoas. Por isso escolhemos estes locais”, lembra Isabela.

Durante algumas horas do dia 20 de março, os estudantes puderam perceber que o trabalho acadêmico ganhou um outro objetivo e se tornou um trabalho colaborativo com uma ampliação ao ser filmado. Pois o vídeo foi lançado em um site e pode ser visualizado por várias pessoas no mundo virtual.

A intervenção urbana inspirada no artista Profeta Gentileza foi divulgada no vídeo com a música da cantora Marisa Monte como trilha sonora.

Isabela revela que a iniciativa serviu para conscientizar as pessoas a pensar nas ações que realizam diariamente. “Espero de coração que as pessoas tenham percebido essas mensagens e tenham pensado pelo menos um pouquinho se aquilo faz parte de seu dia a dia”, reforça Isabela.

Mais informações:

 

(*) Jornalista, aluna de Comunicação Institucional da UTFPR.

Um comentário sobre “Estudante de Design da UTFPR propõe a campanha “Gentileza gera gentileza” para Curitiba

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s