Aluna de Design produz o livro “Espaço e Criação” como projeto de TCC

tcc2

Jaqueline Modesto (*)

A recém-formada Fernanda Gabriele Cetnarovski, do curso de Tecnologia em Design Gráfico, aproveitou a ideia que mais lhe despertava o interesse para produzir um livro para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Para ela, a escolha foi pensada na facilidade e praticidade diária voltada à criatividade das alternativas de uma organização. “A escolha do tema foi pessoal. Sou uma pessoa que da muito valor para o bem-estar e conforto nos detalhes do dia a dia. Quando conheci toda a organização dos escritórios do Google, fiquei maravilhada. Fiquei imaginando então se toda a estrutura do local tinha alguma relação com o seu sucesso e seus produtos bem criativos. A partir daí, surgiu o tema da minha pesquisa”, explica.

Fernanda esclarece que a pesquisa acadêmica fluiu naturalmente, pois após a definição do tema o interesse a direcionou pela busca de teóricos da área. A designer comenta que começou a pesquisar em 2010 o ambiente físico, mas alega que o projeto gráfico e o desenvolvimento do livro duraram dois meses. “O processo de produção foi divertido. Como eu adoro o assunto, a pesquisa bibliográfica se desenrolou tranquilamente. Depois da pesquisa, eu realizei algumas entrevistas com o pessoal da área de design, os quais me confirmaram o que eu tinha visto na teoria e ainda complementaram com algumas histórias que já vivenciaram”, destaca.

Manoel Alexandre Schroeder, do Departamento do Desenho Industrial (Dadin), foi o professor que a orientou no projeto. “Nós nos demos muito bem, ele sempre me deixou livre para criar, aconselhando e orientando o enfoque para uma ou outra área de pesquisa”, ressalta Fernanda.

Fernanda apresentou seu trabalho em janeiro deste ano e apresentou aos professores da banca de TCC o livro que ela produziu com o título “Espaço e Criação”.

A atual design declara que a produção do livro e finalização foi um esforço com a coleta de informações, esboços gráficos, entrevistas, mas que o despertar foi trazer para as pessoas algo que fosse de fácil entendimento sobre o design. “ Eu queria algo que tivesse um caráter lúdico, com textos curtos. Algo que fosse fácil de ser lido, com explicações claras. Um livro que pudesse despertar o interesse a quem não conhecesse o assunto e também que pudesse ser lido por aqueles que têm interesse mas não têm muito tempo”, complementa.

(*) Jornalista e aluno do CTCOM-UTFPR.

Deixe um comentário

