Curitiba, a cidade do pré-carnaval

Dáphene Zandoná e Duda Gavazzoni (*)

Curitiba, a cidade fria com moradores retraídos e sem carnaval. Será mesmo verdade?

É fato que Curitiba, a cidade com fama de poucos amigos, tem moradores que adoram uma farra. São estes mesmos moradores que se assumem verdadeiros turistas nos dias de carnaval, descendo a serra e lotando as cidades litorâneas do Paraná, ou se aventurando nos carnavais quentes da região Nordeste e Sudeste.

Se engana quem pensa que a própria cidade não reúne seus foliões. Na verdade, o famoso “pré-carnaval”, que acontece nos últimos 3 domingos que antecedem os dias oficiais de carnaval, reúne milhares de festeiros nas ruas. Eles seguem o trio elétrico, e ao som do bloco Garibaldis e Sacis, cantam animados as marchinhas de carnaval. Este evento, realizado há mais de 8 anos na cidade, é promovido pela prefeitura de Curitiba e também pela Fundação Cultural de Curitiba.

“É muito gostoso ver as pessoas ali na rua, todas comungando da mesma festa, do mesmo som, e todo mundo feliz com isso”, diz Allana Schoemberger, professora de artes na Secretaria de Estado da Educação do Paraná, e adepta desde 2009 à tradição do pré-carnaval de rua de Curitiba. “Curitiba fica mais bonita nos domingos de Pré-carnaval!”

Allana atribuiu a “ausência” de carnaval em Curitiba à falta de estrutura nos dias da festa. Dessa forma, 80% das pessoas viajam e ficam assistindo os desfiles de outros estados na TV, quando poderiam ficar por aqui e prestigiar o esforço e dedicação das Escolas de Curitiba. “Esse tipo de pensamento é meio que um mantra coletivo, enquanto a postura e mentalidade do curitibano para com o Carnaval em sua cidade não mudar a forma como divulgamos isso para os outros sempre será negativa”, defende.

Neste ano, a festa pré-carnavalesca foi realizada na Avenida Marechal Deodoro, onde uma “Arena Pré-Carnaval” foi montada especialmente para receber os milhares de foliões. Cercada entre os cruzamentos com a Rua Barão do Rio Branco e Avenida Marechal Floriano, a Arena teve entradas e saídas pelas ruas Barão do Rio Branco, Marechal Floriano e pela Rua Monsenhor Celso. Também possuiu em seu interior barracas de alimentos e bebidas, além de banheiros químicos, para mais conforto de quem se divertiu nas ruas.

Ainda estão presentes na programação do carnaval realizada pela Fundação Cultural de Curitiba, os eventos: Grotesc-o-vision (uma mostra de cinema de horror de Curitiba), Curitiba Rock Carnival (dos dias 1 a 3 de Março), desfile das escolas de samba (dia 1 de março) e a Zombie Walk (dia 02 de março).

Mais informações sobre todos os eventos culturais de Curitiba podem ser encontradas no guia “Curitiba Apresenta”, gratuito e disponível em locais públicos da cidade, tais como o Memorial de Curtitiba e a Biblioteca Pública do Paraná.

(*) Alunas do CTCOM-UTFPR.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s