Alunos de comunicação da UTFPR promovem concurso literário

100 palavras

Luane Bittencourt

Mariana Ferrara (*)

 

No dia 29 de janeiro, foram abertas as inscrições para o concurso literário “100 palavras”, evento exclusivo para a participação de alunos da UTFPR. O objetivo é oferecer aos alunos a oportunidade de expressarem suas ideias para diferentes públicos e incentivar a disseminação da cultura por meio dos textos.

O concurso, que está em sua primeira edição, é organizado pelos alunos do segundo período do curso de Tecnologia em Comunicação Institucional, para a matéria de Cerimonial e Protocolo de Eventos. Em conjunto com o professor João Augusto Moliani, os alunos desenvolvem o evento, pelo qual são avaliados e recebem a nota do semestre.

Para avaliar os textos, o evento contará com uma comissão julgadora, que será divulgada nos próximos meses. As obras serão divididas em três categorias, sem elas: conto, crônica e poesia. Todos os alunos devidamente matriculados em qualquer um dos campi da UTFPR, independente do curso, podem participar.

As obras participantes serão publicadas em uma antologia digital em formato e-book e os primeiros colocados, de cada uma das categorias, receberão o troféu de primeiro lugar do evento.

Os interessados em participar devem se inscrever e mandar o texto através do site 100palavrasutfpr.com.br  até o dia 28 de fevereiro. O resultado do concurso acontecerá no dia 13 de março no auditório da UTFPR, durante o evento Sentidos da Comunicação.

Elton Moraes, um dos alunos organizadores do 100 palavras, conta como foi seu primeiro contato com esse segmento do mercado. “Trabalhar com o evento está sendo bem interessante. É o primeiro que ajudo a criar, e quando digo isso é porque começamos o 100 Palavras do nada. O professor tinha a ideia e nós a desenvolvemos”, comenta.

Sentidos da Comunicação

O Sentidos da Comunicação está em sua terceira edição e, além dos textos produzidos para o 100 Palavras, conta também com a premiação dos audiovisuais produzidos para o Festival Menos 1 e das fotografias produzidas para o Imagine, sendo este último de participação exclusiva para os alunos de Comunicação Institucional.

Para os alunos organizadores, esse contato direto com os eventos é significativo para a formação acadêmica e profissional. O aluno Phelipe Heinzen, que cursa atualmente o 4º período do curso, conta como foi interessante ver seu trabalho sendo reconhecido, quando participou da divulgação do evento no primeiro semestre de 2012.

“Participar de um evento desse porte é uma oportunidade para aprender e colocar em prática o que é visto em sala de aula. É gratificante ver algo criado por mim sendo veiculado nas redes sociais, nos pátios da UTFPR e até mesmo em jornais e sites importantes, auxiliando de alguma forma a divulgação do evento”, afirma.

O evento deste ano é resultado do trabalho do professor João Augusto Moliani com as suas turmas ao decorrer dos anos. Antes conhecido como ENCOM – Encontro de Comunicação, o projeto assume atualmente uma nova identidade, como Sentidos da Comunicação, que apesar de manter as palestras de temas relacionados à área de comunicação, agora também é formado por novas categorias de concursos e premiações.

 

(*) Alunas do CTCOM-UTFPR.

Anúncios

Um comentário sobre “Alunos de comunicação da UTFPR promovem concurso literário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s