UTFPR comemora Dia da Consciência Negra

Dáphene Zandoná e Duda Gavazzoni (*)

 

A Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (PROGRAD) e a Diretoria-Geral do Câmpus Curitiba (CIRGE-CT) informam que no dia 20 de novembro, quarta-feira, haverá recesso na UTFPR devido ao Dia da Consciência Negra.

A escolha desta data não foi mera coincidência: foi este o dia da morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares e um dos grandes heróis na batalha para defender seus direitos e de todos os negros nos tempos de escravidão.

A data é considerada feriado em algumas regiões do país, mas no último dia 4 foi suspensa em Curitiba. Ainda assim estão sendo realizados alguns eventos comemorativos durante o mês.

A primeira festividade aconteceu no dia 10, com o Grupo Tambores do Paraná e Curimba do Terreiro Tio Antonio, que também se apresentará no teatro Guaíra na noite do dia 20.

No dia 17 aconteceu a Lavação das Escadarias da Igreja do Rosário dos Homens Pretos de São Benedito e no dia 19, mais dois eventos completam este mês festivo, são eles o 2° Seminário Pró Equidade de Gênero e Raça e o Aniversário do Maracatu Aroeira.

“Eu sou a favor do feriado, porém não da forma como ele se dá porque não existem muitos trabalhos de conscientização por trás dele. Deste modo ele acaba se tornando mais um ‘feriado para se ficar em casa’”, comenta Edelson Werlish, tecnólogo em Comunicação Institucional pela UTFPR.

“Por isso eu acredito que esta discussão de suspensão acaba se tornando meio banal, uma vez que o verdadeiro debate, da importância desta data para nós, acaba ficando em segundo plano”, completa.

A decisão de manter o recesso se deu devido à programação do Calendário Acadêmico de 2013, oficializado pelo Conselho de Gradação e Educação Profissional da UTFPR, que já contava com a data comemorativa e demonstra o respeito da Universidade ao Dia da Consciência Negra.

(*) Alunas do CTCOM-UTFPR. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s