Pesquisa revela os 10 países mais difíceis para uma mulher viver

Danndriely Carneiro Mafra (*)

O Relatório Global de Desigualdade entre os Gêneros, realizado pelo World Economic Forum (WEF) na primeira metade de 2013, classificou os dez países onde as condições e oportunidades são mais limitadas para as mulheres.

A pesquisa revelou que o Iêmen ocupa a primeira posição, como resultado de inúmeras regras políticas, econômicas e sociais que privam as mulheres de possuírem os mesmos direitos que os homens. As iemenitas são forçadas pela família a se casarem antes mesmo de chegar à puberdade, sem haver nenhuma lei que proteja a liberdade de escolha ou que puna o casamento infantil.

Além disso, o acesso ao estudo e ao mercado de trabalho é limitado. Elas representam apenas 20% da força de trabalho no país. Um estudo feito pelo governo do Iêmen em 2003 mostrou também que 71% das mulheres que vivem em regiões urbanas afirmam ter sofrido agressões físicas pelos maridos.

O continente africano e o asiático tiveram os maiores índices de desigualdade, com o Paquistão, Chade, Síria e Arábia Saudita ocupando o segundo, terceiro, quarto e quinto lugares respectivamente. O relatório ainda apresenta os países onde a igualdade entre os gêneros é mais evidente, como a Islândia, Finlândia, Noruega, Suécia e Irlanda.

Os critérios escolhidos para avaliar a desigualdade foram a participação econômica, oportunidades no mercado de trabalho, acesso à educação, participação política e acesso à saúde. Outros fatores para a classificação foram ameaças à saúde, violência sexual, violência não sexual, aspectos culturais e religiosos, falta de acesso a recursos e tráfico humano.

Confira abaixo a lista completa dos 10 países onde a desigualdade representa problemas para a mulher.

1. Iêmen
2. Paquistão
3. Chade
4. Síria
5. Arábia Saudita
6. Costa do Marfim
7. Marrocos
8. Mali
9. Irã
10. Egito

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s