Teatro da Universidade Tecnológica Federal do Paraná comemora 40 anos com Espetáculo Babel

Imagem

Amanda Marciniak (*)

A peça de criação e direção de Ismael Scheffler terá 9 dias de apresentações com entrada franca.

O TUT (Grupo de Teatro da Universidade Tecnológica Federal) foi fundado em 1972, por José Maria Santos (1933-1990), um ícone do teatro paranaense. Nesta época, o grupo era chamado de TETEF (Teatro da Escola Técnica Federal), passando depois a ser chamado de TECEFET (Grupo de Teatro do CEFET). Em 40 anos, o grupo teve vários diretores e centenas de alunos-atores, muitos seguindo carreira profissional nas artes. Por este motivo, o espetáculo deste ano é dedicado a memória de José Maria Santos que completaria 80 anos de nascimento em 2013.

A peça em comemoração aos 40 anos é intitulada Babel e conta a história de cinco mulheres, únicas sobreviventes da humanidade que habitam uma torre-máquina chamada Babel. Dominadas pela vontade da Rainha-Mãe, as quatro filhas seguem trabalhando na construção sem questionamentos. Seguem esperando a promessa, em meio a seu sentimento de vazio e insignificância, de que dali surgiria a nova humanidade. Porém uma “luz” irrompe e aflora as inquietações e faz nascer novas certezas. O espetáculo, bastante poético e sensível, explora os sentimentos que perpassam todas as pessoas: a percepção de estar em um mundo automatizado e sem sentido e o desejo profundo de recomeçar.

A peça conta em sua criação com um grupo de mais de vinte e cinco pessoas que trabalharam diretamente nesta grandiosa produção durante oito meses. O elenco é composto em sua maioria por atrizes amadoras ex-alunas da UTFPR, e conta também com a participação especial da atriz e cantora Patricia Goulart e da bailarina Caroline Pellegrini.

Na produção, quatorze pessoas são alunas de diferentes cursos da UTFPR: Arquitetura e Urbanismo, Comunicação Institucional, Engenharia Elétrica, Design, Desing Gráfico, Educação Física e Letras. Este grupo, chamado de Grupo de Desenvolvimento Cenográfico, faz parte de outro programa de extensão da UTFPR, que foi contemplado com recursos financeiros do Programa de Extensão da Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação (ProExt – MEC/ SESu). Este edital tem como objetivo apoiar instituições públicas de ensino superior a desenvolver projetos de extensão. Dos aproximadamente 200 projetos inscritos para 2013, o Desenvolvimento Cenográfico ficou classificado como 6º.

Babel é realizado em um espaço alternativo, um grande galpão, onde a escultural cenografia com seis metros de altura foi construída, utilizando-se quase uma tonelada de metal.

O espetáculo Babel será apresentado nos dias 18,19, 20, 25, 26 e 27 de outubro e 01,02 e 03 de novembro, sempre às 20h.

Local do Espetáculo: Av. Silva Jardim, 807 – Rebouças – Curitiba.

Entrada franca.

Mais Informações:

Facebook: https://www.facebook.com/tutteatro?ref=hl

Email: E-mail: teatro-ct@utfpr.edu.br

Fone: (41) 3310-4420 – das 15:00 às 19:00

(*) Aluna do CTCOM-UTFPR. 

Anúncios

Um comentário sobre “Teatro da Universidade Tecnológica Federal do Paraná comemora 40 anos com Espetáculo Babel

  1. Vejam o espetáculo esta divino ! Eu assisti e amei! Cenário espetacular, figurino excelente, atuação das atrizes maravilhosa, sensível, emocionante… Luzes brilhante! Sonoplastia singular, perfeita, precisa. efeitos demais! Vão, vão, vão!!!
    Maria

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s