Conhecendo mais sobre a Rua Riachuelo

Imagem

Gabriela Marçal Gobi e Rafaela Mariane Candido (*)

A Rua Riachuelo, localizada no centro de Curitiba-PR, é uma das mais antigas da cidade. Desde a sua abertura, no início do século XIX, a rua, que já recebeu diversas denominações – Lisboa, dos Veados, dos Campos e Carioca – sempre teve sua imagem associada ao comércio, sendo considerada hoje um centro de referência para os interessados na compra de móveis usados e roupas de brechós.

Infelizmente, por causa do descaso de muitos dos proprietários de estabelecimentos da rua e mesmo após o investimento da prefeitura da cidade de R$ 800.617,92 em obras de revitalização, boa parte da história desse ambiente vem se deteriorando. Porém, para os frequentadores mais assíduos da rua, as mudanças vividas neste ambiente foram positivas.

Prédios abandonados ganharam novos proprietários, houve um aumento significativo no fluxo de pessoas pela região e consequentemente houve melhorias nas vendas dos comerciantes, sem contar a melhoria de “status” para a rua, que antes era considerada ponto de prostituição e consumo de drogas.

O auxiliar de escritório e morador da região Marco Ferreira da Luz (24) diz que as reformas e os novos empreendimentos trouxeram ao local um pouco mais de vida. Marco, antes das mudanças, percorria caminhos alternativos para o trabalho por considerar a região abandonada e perigosa. Mas hoje sente este ambiente mais agradável e superinteressante do ponto de vista histórico. Ele faz um convite aos curitibanos – vir conhecer um pouco da construção histórica própria da cidade.

Ao longo desta semana, a AG Comunique vai publicar uma série de matérias jornalísticas sobre a rua, símbolo do centro antigo de Curitiba. Trata-se de um exercício de reportagem realizado na manhã de 15 de outubro pelos alunos do quarto período do CTCOM. O resultado são reportagens e fotografias com diferentes enfoques sobre o mesmo ambiente.

(*) Alunas do quarto período do CTCOM-UTFPR.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s