Projeto busca formar público para literatura brasileira contemporânea

semana do livro

Elton Moraes (*)

Dados da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil realizada em 2012 mostram que o brasileiro lê em média quatro livros por ano. Esta estatística revela o quanto a leitura está carente em nosso país. No entanto, com a chegada de 2013, autores nacionais deram início a um movimento para disseminar o gosto pela leitura.

Exemplo desse esforço é a Semana do Livro Nacional (SLN), que será realizada de 20 a 28 de julho. Ela tem o intuito de atingir todas as classes e idades de leitores e não leitores.

A SLN contará com propagandas, palestras e bate-papos com os autores. Ao todo, 18 cidades sediarão o evento. Entre elas, algumas capitais já se mobilizaram e estão fechando suas programações: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Curitiba. Assim como as cidades de Santos, Guarulhos, Campinas e Niterói.

Entre os autores participantes, estão Josy Stoque (Os qu4tro elementos), Vanessa Bosso (Possuída), Marcelo Paschoalin (A última dama do fogo), Danilo Barbosa (Arma de vingança), Janaina Rico (Apimentando), Nanuka Andrade (Camundo), Denis Lenzi (O entregado de bonecos), Bento de Luca (O Príncipe Gato), Rafael de Souza (Manfelos), os autores G. Brasman e G. Norris (Crônicas dos Senhores de Castelo) e Eduardo Spohr (A batalha do Apocalipse).

 

Eventos em Curitiba:

– 27 de julho, das 15h às 16n30, mesa-redonda sobre Literatura Fantástica, com presença dos autores Gustavo Brasman, Gustavo Norris, Cacá Adriane, Tâni Falabello, entre outros.

– 28 de julho, a partir das 15h, palestra e bate-papo com autores, presença dos mesmos autores citados acima.

Os dois encontros acontecerão no World RPG Fest – Centro de Eventos do Sistema Fiep – Av. Comendador Franco, 1341

Para entender um pouco mais sobre a Semana do Livro Nacional e o que rolará nas outras cidades e dias do evento, basta acessar o blog do projeto (semanadolivronacional.blogspot.com).

Só nacionais

O projeto, originado em meados de janeiro, tem como objetivo incentivar blogs literários, editoras e livrarias a divulgar e promover apenas obras de cunho nacional. Propagar a cultura do país e mostrar que não há apenas clássicos em nossa literatura está entre os principais objetivos que envolvem o programa. Além de estimular cada vez mais novos e velhos amantes da leitura.

Acoplado ao evento da Semana do Livro Nacional, está outro projeto: a Biblioteca Volante. Idealizado por Tâni Falabello (Rosa Imortal), sugere que cada autor participante da manifestação doe um livro de própria autoria, que será concedida a alguma instituição de uma das cidades sedes do evento. E, como primeira escolha, a Fundação Cultural de Curitiba será a primeira contemplada pela Biblioteca Volante.

(*) Aluno do primeiro período do CTCOM-UTFPR.

Anúncios

Um comentário sobre “Projeto busca formar público para literatura brasileira contemporânea

  1. QUE BELO TRABALHO…PARABÉNS….TAMBÉM ESTOU NA LUTA PELO GOSTO PELA LEITURA AQUI NA MINHA PEQUENA CIDADE….ESTOU COM DIFICULDADES PRA ENCONTRAR QUANTIDADES DE LIVROS DE LITERATURA CLASSICA, POIS, AQUI Ñ TEMOS UMA BIBLIOTECA COM SUPORTE AQUI….MAS VAMOS LÁ…NÃO VOU DESISTIR…QUEM PUDER ME AJUDAR….JUNTOS SOMOS MAIS !

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s