Cine Luz será reaberto, garante presidente da Fundação Cultural de Curitiba

Silvia Chandoha Guedes (*)

Durante o evento Imagine – Sentidos da Comunicação, nesta quinta-feira (2), do Curso de Tecnologia em Comunicação Institucional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordiolli, anunciou em primeira mão que o tradicional Cine Luz, na capital paranaense, será reaberto daqui a aproximadamente um ano.

O local que já exibiu clássicos do cinema e inúmeras histórias deve voltar a abrigar as telonas.  “É incrível. Não só o Cine Luz, mas os cinemas do Passeio que também vão abrir mais salas. Como o Cordiolli falou salas nas regionais, e isso é incrível. Para nós termos cinemas públicos abertos é muito importante”, comemorou o cineasta João Castelo Branco, que na ocasião palestrou ao lado de Cordiolli.

O anúncio foi feito durante a explanação sobre “Curitiba, cinema e políticas de audiovisual”, mediada pelo jornalista Herivelto Oliveira. O evento reunia alunos de Comunicação Institucional e trazia uma mostra de vídeos produzida por eles.
O Cine Luz foi instalado em um prédio construído especialmente para projeções e foi inaugurado em 1939, com o filme Mitchell Leisen “Midnight”, com Claudette Colbert e Don Ameche.  Este cinema acabou sendo destruído por um incêndio após anos de funcionamento.
Após isso, a Fundação Cultural de Curitiba reinaugurou um novo Cine Luz, situado na Rua XV de Novembro, no ano de 1985. Após anos de exibições especiais, em 2009 foi exibida a última sessão no Cine Luz.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s