Sem sal e sem afeto

Neymar no jogo entre Brasil e Chile (2 x 2) - Foto: Ivan Pacheco

Neymar no jogo entre Brasil e Chile (2 x 2) – Foto: Ivan Pacheco

Caroline Kwasnicki (*)

Como boa corinthiana que sou, e filha de um corinthiano roxo que, assim como todo o bando de loucos do Corinthians, vibra desde uma vitória no campeonato Paulista até no Mundial, acredito que o que move o futebol, independente das técnicas e da bola no gol, é a emoção, paixão, garra, vontade de jogar e a torcida. 

Pensando assim, na mistura da atual seleção brasileira ainda falta muito sal. Não só no jogo de ontem (24) entre Brasil e Chile, mas nas suas últimas atuações. Desde a vitória na Copa do Mundo de 2002, a seleção brasileira parou no tempo e não move mais a torcida como antes, que se tornou exigente e espera no mínimo vitórias e goleadas.

Tenho guardada a cena dos jogos tomando o lugar das nossas aulas na escola, das reuniões nas casas dos amigos para assistir ao jogo, e ainda vestidos de verde e amarelo. Do Ronaldo Fenômeno sempre se recuperando de suas lesões e voltando ao campo com a mesma força apaixonante. Do Cafu, único jogador que participou de três finais de Copa do Mundo, levantando a taça com uma felicidade incalculável.

Agora, que me perdoem os fãs, temos o pseudo-ídolo Neymar e todas suas quedas forçadas dominando a cena, e a impaciente torcida, que usa de olés e vaias para mostrar sua insatisfação com os jogos. Já ouvi, inclusive, muita gente dizer “não tenho mais vontade de ver o jogo do Brasil”.

Confesso que não sou a maior das entendedoras futebolísticas, e tive que recorrer aos meus amigos homens apaixonados por futebol para entender um pouco mais sobre o histórico da seleção. E em quase 3 aulas discutindo o assunto, e analisando esse cenário desanimador, além do fato dos jogadores parecerem estar mais preocupados em ter um bom desempenho individual para serem reconhecidos no exterior, do que mostrar vontade de ganhar e aquela paixão brasileira pelo futebol em campo, não acreditamos que o Brasil ganhará a Copa do Mundo de 2014.

*Aluna do 4º período do CTCOM.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s