O seu lado bom da vida

Luiza Giordano (*)

o lado bom

Alguns filmes possuem a capacidade de nos marcar por completo. Foi assim quando assisti à trama de Silver Linings Playbook – traduzido no Brasil como “O lado bom da vida”, antes mesmo de ser lançado no cinema, pois sou adepta de Torrentz e do conforto do meu sofá.

Pat Solatano é o protagonista interpretado por Bradley Cooper, que “perde a cabeça” quando encontra sua mulher com o amante no chuveiro. Descontrolado, Pat da uma surra no amante e acaba o matando. Após ser internado em uma clínica psiquiátrica, e passar por um longo período de reabilitação, ele consegue liberdade para voltar a morar na casa dos pais e reconstruir sua vida.

No entanto, o problema de Pat não reside somente em seu transtorno bipolar, mas no fato de que o personagem não consegue se desvincular emocionalmente de sua ex-mulher. No decorrer da trama, Pat conhece Tiffany, – que também possui alguns transtornos como os de Pat.

Vivida pela talentosa Jennifer Lawrence, vencedora do Oscar de melhor atriz por esta trama, Tiffany consegue – através de cartas, campeonatos de dança e corridas de rua – fazer Pat perceber um novo ângulo de vida. Unindo neuroses de forma saudável, ambos travam uma relação tempestuosamente feliz durante o filme.

Repleto de diálogos inteligentes, o roteiro adaptado da obra literária – de mesmo nome – consegue captar assuntos convencionais, como separação e problemas psicológicos, de forma surpreendente e emocionante.

Silver Linings é uma expressão em inglês que se refere às frestas de luz que escapam no meio das nuvens quando o tempo está nublado. Basicamente, é entender que podemos ver beleza onde supostamente tudo se encontra difuso.

Por fim, a trama demonstra que podemos, a qualquer momento, passar por diferentes situações que fogem do nosso controle emocional. E por mais difícil que a situação possa parecer, sempre podemos ver o lado bom da vida.

(*) Aluna do quarto período de CTCOM-UTFPR.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s