AAASMA completa três anos de existência

AAASMA 3 anos

AAASMA UTFPR (*)

Ontem (02) a Associação Acadêmica Atlética Sergio Mallandro (AAASMA), que representa os alunos de Comunicação, Design e Design Gráfico da UTFPR/CT, completou três anos de existência. Fundada a partir da Diretoria de Esportes do extinto CACI (Centro Acadêmico de Comunicação Institiucional) e atual CAC (Centro Acadêmico de Comunicação), a AAASMA se propôs a representar os estudantes de Comunicação da UTFPR nas mais variadas atividades esportivas.

Já em sua primeira competição oficial, a atlética garantiu o quarto lugar no JUCS 2012 (Jogos Universitários de Comunicação Social). Em novembro de 2013, a AAASMA passou a representar também os alunos de Design e Design Gráfico da UTFPR. Além disso, o curso de Comunicação Institucional cresceu e se tornou Bacharelado em Comunicação Organizacional, mesmo assim, a AAASMA manteve seu papel como representação máxima do curso no âmbito esportivo.

O ex-presidente e fundador da AAASMA, Fabio Luiz Marques Junior, conta como foram as experiências esportivas do curso de Comunicação Institucional antes da fundação AAASMA e o que levou à criação da atlética:

“Antes era tudo organizado pelos próprios alunos, no CACI. Depois, foi criada uma diretoria de esportes no centro acadêmico, mas com o aumento na demanda de atividades esportivas, tivemos que começar a pensar em algo maior: foi aí que começamos a planejar a criação da atlética.”

Ele também falou sobre a escolha do curioso nome da atlética:

“Era uma história antiga dos veteranos do curso, imitar o Sérgio Mallandro, principalmente as falas do quadro ‘Porta dos Desesperados’, durante as viagens do CTCOM (como era conhecido o curso de Comunicação Institucional). Com a ideia de criar a atlética, pensamos: por que não ele, já que é um dos maiores comunicadores do Brasil? E aí ficou o nome.”

Fabio, que também é atleta, terminou expondo suas expectativas a respeito da AAASMA para os próximos anos:

“Espero uma atlética cada vez maior, que o pessoal dos cursos de Comunicação e Design integrem e façam parte cada vez mais da atlética. Eu ainda tenho muita lenha pra queimar nas quadras e quero, junto com todos, ganhar um título geral do JUCS.”

Atualmente a AAASMA conta com 17 membros na organização – 11 diretores e 6 trainees, como são conhecidos os alunos que se integram a diretoria ainda no primeiro período da universidade.

“Os objetivos da alética para os próximos semestres visam ampliar o contato com os alunos de Design e Design Gráfico, formar equipes cada vez mais fortes, representar bem a UTFPR no Universipraia, campeonato de verão que se aproxima, e lutar pelo título geral do JUCS em 2015”, palavras do atual presidente, Aldebaran Campos.

Vale ressaltar que as atléticas universitárias trazem aos alunos um aprendizado sem comparação. Ao entrar em uma atlética, os membros convivem com experiências reais do mercado de trabalho e, com isso, aprendem a lidar com clientes ou empresas de variados setores. Além de também abrir portas para possíveis contratações em empregos na área de atuação do aluno participante da atlética.

Como são planejados vários eventos em função dos jogos universitários, os membros conhecem muitas pessoas de outras universidades e essa integração faz com que o relacionamento interpessoal de cada um melhore 100%.

As oportunidades para quem participa das atléticas aparecem em grande número. É bastante indicado aos calouros das universidades a entrarem para essas associações, pois assim podem conhecer melhor seus cursos e começar a conviver mais e melhor com os outros alunos. É uma forma de entrar na universidade já participando de vários eventos, jogos universitários, entre outros.

Associações atléticas acadêmicas universitárias são um grande diferencial para graduandos de qualquer curso ou universidade. Uma oportunidade que pode marcar os alunos de uma forma positiva e satisfatória.

* Atlética de Comunicação e Design – UTFPR

Deixe um comentário